quarta-feira, 24 de abril de 2013

7 dicas de como divulgar (sem gastar muito) seu negócio

Divulgar é algo que pode se torna simples e fácil, é só saber inserir no meio de nosso dia a dia. Veja algumas dicas:






1) Seja cara-de-pau. Não importa onde você esteja: na fila do banco, na porta da escola esperando seus filhos ou mesmo numa festa, sempre comente sobre seu negócio. Quase sempre tem alguém que não sabia o que você faz, e que futuramente pode precisar dos seus serviços ou indica-lo.


2) Cartão de visita atraente. Já que você vai ter que fazer um cartão de visita, que faça um bem legal! Pense em algo que você guardaria. Dê uma utilidade para o cartão, sem esquecer do básico: O que sua empresa ou você faz bem visível, com telefone, e-mail e tudo que for necessário para um possível contato.



3) Faça seus clientes se sentirem especiais. Preste um bom atendimento sempre. Tente lembrar o nome do seu cliente, e segundo Kotler (um dos papas do Mkt) "conquistar novos clientes custa entre 5 a 7 vezes mais do que manter os já existentes". Crie algo que faça ele lembrar com carinho da sua loja, seu produto ou sua marca. Fazer um "sachê" ou um cartãozinho custa os mesmos centavos, e as vezes tem mais valor agregado do que você pode imaginar.




4) Faça envios interessantes de conteúdos offlines e onlines. Enviar e-mail é uma maneira muito econômica de divulgar. Porém, já que o "e-mail marketing" está em todos os lugares, você pode se destacar se enviar, de vez em quando, cartas pessoais pelo correio para clientes antigos e possíveis clientes. Apenas tenha certeza de que essas cartas trazem algo que os clientes querem ler como ofertas especiais ou um agrado personalizado (um desconto na próxima compra, por exemplo). Essa correspondência tem que ter valor para quem lê, para refletir o valor dos seus produtos. Lembre: a melhor maneira de vender é divulgar.




5) Fique em evidência. Participe de feiras, eventos e reuniões que tenham a ver com o seu negócio, que esteja próximo do seu público-alvo. Networking é a palavra do momento e a palavra-chave para um bom relacionamento com o mercado. Acredite!



6) Solidariedade nos negócios. Realize um evento, festa ou conferência por uma causa que você apoie. Isso traz a possibilidade de conhecer várias pessoas e exibe suas habilidades de liderança.



7) Use e abuse das mídias sociais. Dependendo do tipo do seu negócio você pode criar comunidades, grupos ou mesmo se engajar num assunto que atraia o público que te interessa. E assim, sem abusar, vá falando do seu negócio aos pouquinhos, para gerar interesse em quem está acompanhando seus posts. Além do que, hoje há muitas maneiras baratas e até gratuitas de se fazer um site. Aproveite!


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