segunda-feira, 11 de agosto de 2014

A Receita para o Sucesso


Muitas empresas tem uma grande dificuldade de atender seus cliente, seja por falta de propaganda ou falta de demanda. Para ser bem sucedida sua empresa tem que ter um equilíbrio entre oferta e produção


O que seu produto precisa fazer para que alguém o compre?


Fazer seu cliente feliz, simples assim. Não importa se você vende peças pra foguetes ou pirulitos, você faz seu cliente feliz e é isso que importa. Se for algo que outras empresas já façam, é bom ter em mente que você deve “corrigir algo errado”. No nosso caso, nós achamos que a forma que o empreendedorismo é ensinado no Brasil é um crime contra quem trabalha 10 h por dia e não quer perder tempo lendo muito e aprendendo pouco.


O que seu produto precisa ter para fazer seu cliente feliz (Atributos CUS)


Credibilidade: Imagina comprar pão em uma padaria suja? Ou então comprar um serviço de um vendedor que só cospe um texto pronto mas não sabe sobre o que está falando? Não seja ‘tosco’ e você estará bem.

Utilidade: Não gaste seu tempo criando algo inútil e não gaste o tempo das pessoas tentando vender algo que elas não precisam.

Simplicidade: Se o cliente não entende seu produto, por que ele vai gastar o tempo dele tendo que entender? Mostre da forma mais clara o possível qual o benefício em comprar seu produto e isso trará bons resultados.



E o que tange a publicidade as questões são:

O tipo de publicidade escolhido vai gerar lucro pra sua empresa?

Gerando lucro, como otimizar isso?

1- Antes de medir, saiba que tipo de anúncio usar: quão fácil é explicar o seu produto/serviço?


A complexidade de produtos/serviços varia muito e, com isso, a maneira como você os comunica para seu potencial cliente também varia.

Por exemplo, compare o anúncio de um computador com o de uma consultoria em precificação. Todo mundo sabe pra quê um computador serve, então o anúncio fica bastante concentrado na marca, características (potência), preço etc. – quem anuncia o computador, não precisa convencer seu potencial cliente que o computador pode ser útil, ele já sabe disso.

Isso já não acontece com quem quer vender consultoria em precificação – nesse caso, o trabalho consiste muito mais em ensinar sobre os benefícios dessa consultoria e mostrar a real necessidade. Isso porque não adianta nada falar “minha consultoria em precificação é muito melhor que a do concorrente x“, se o seu potencial cliente não está convencido de que precisa desse serviço.

Seguindo esse raciocínio, não adianta você falar “É só anunciar minha consultoria em precificação no outdoor com maior visibilidade da cidade que eu to feito, vou vender sem parar!” – claro, você pode conseguir vendas, mas será que a conta fecha?


2- Você sabe como seus clientes chegam até você?


Esse é o tipo mais simples, mas provavelmente o mais essencial de medição: pergunte aos potenciais clientes que chegam até você “Como você nos achou?”. Mas atenção! Não dependa da memória deles somente, mostre as opções de divulgação que você tem utilizado. Uma lista bastante comum seria:

Google
Google AdWords (anúncios no Google)

Facebook
Empreendemia (a-há!)

Recomendação pessoal
boca-a-boca (perguntar de quem)

Panfleto
Passou em frente à loja/escritório


Esse é o 1º passo para que você veja o que tem funcionado ou não. Pra isso, faça testes e vá alterando o orçamento/esforço em cada um para que você ache o balanço ideal.

3- Como medir o desempenho sem depender inteiramente da memória do seu cliente


A Internet possibilita uma imensidão de medições, o que facilita muito a vida de quem quer descobrir seus melhores canais de potencias novos clientes. Se você tem seu próprio site, não tem como não utilizar o Google Analytics, já que com ele você mede a eficiência das suas páginas, fontes de tráfego, conversões e muito mais.

Considerando também ferramentas específicas de anúncio (Google AdWords, Empreendemia, Facebook, Twitter, Buscapé e vários outros), elas mesmos geram relatórios de desempenho de suas ações, então trabalhar acompanhar de perto essas ações e comparar com o seu resultado real de vendas também fará grande diferença na sua tomada de decisão.

Mas, mesmo sem a internet, existem maneiras de medir o retorno específico de ações offline. A principal forma é colocando um código ou palavra-chave que identifique o veículo ou o local onde foi utilizado.

Por exemplo, ao fazer uma campanha com vários outdoors pela cidade você consegue colocar em cada um deles um código próprio (valendo desconto ou alguma outra facilidade). Quando o código é utilizado, você consegue computar as informações e realmente medir a eficiência da campanha.


4- Não crie expectativas que não serão alcançadas


De acordo com o seu produto/serviço e o perfil do seu potencial cliente, o que mais acontece? Ele vê seu anúncio e vai direto comprar o produto, ou ele vê o anúncio, vê que ele tem a demanda, pesquisa outros fornecedores e aí sim faz a compra?

Entender isso também fará grande diferença para você estabelecer expectativas e metas referentes às suas campanhas. Ter um ciclo de vendas mais longo não significa que você não tem que investir ou tem que investir mais em Publicidade – significa que o retorno não é automático.


Claro, existem vários outros detalhes que devem ser definidos pra qualquer campanha, mas entender esses fundamentos é a base pra você gerir o marketing da sua empresa. Para ver mais dicas sobre como fazer sua marca ser lembrada, sugiro o artigo Como entrar na cabeça do cliente e ficar lá.

fonte: www.saiadolugar.com.br
           LuizEmpreendemia

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