quinta-feira, 14 de agosto de 2014

Dia do Cardiologista.




O dia do Cardiologista é celebrado em 14 de agosto, e a data é marcada desde 2007. A data foi escolhida pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, para a população lembrar sempre da importância desse tipo de profissional.

Cardiologista é o profissional da especialidade médica que se ocupa do diagnóstico e do tratamento de doenças e disfunções relacionadas com o sistema cardiovascular, ou seja, com o coração e a circulação sanguínea, e até da cirurgia cardiovascular.


Quais as características desejáveis para ser um cardiologista?


Para ser um cardiologista é necessário que o profissional tenha gosto por ajudar as pessoas, e que, acima de tudo, goste de promover a saúde e o bem-estar de seus pacientes. Outras características desejáveis são:

-Responsabilidade.
-Metodologia.
-Capacidade de observação.
-Capacidade de organização.
-Dinamismo.
-Agilidade.
-Raciocínio rápido.
-Facilidade de lidar com as pessoas.
-Capacidade de diagnóstico.
-Raciocínio lógico.
-Carisma.


Qual a formação necessária para ser um cardiologista?


Para ser um cardiologista antes de tudo é necessário diploma de medicina de uma instituição reconhecida pelo MEC (Ministério da Educação e Cultura). Posteriormente deve ser feita uma especialização em cardiologia, com residência em hospitais e institutos especializados. Também pode ser feita pós-graduação em cardiologia, bem como mestrado e doutorado na área. Quando se trata da área da saúde, quanto mais especializado e diplomado é o médico, mais conceituado e reconhecido é seu trabalho. Depois dos títulos, o profissional também pode participar de uma grande quantidade de simpósios e congressos da área da saúde para procurar um desenvolvimento cada vez maior.


Principais atividades

-Realizar consulta com o paciente.
-Realizar entrevista e conhecer o paciente (seus costumes, alimentação, doenças congênitas, histórico familiar, etc.).
-Realizar os exames e testes físicos.
-Realizar o pedido de exames laboratoriais, eletrocardiogramas, ecocardiogramas, etc.
-Analisar o resultado dos exames.
-Diagnosticar possíveis disfunções.
-Analisar junto à uma equipe de cirurgia cardiovascular a condição do paciente, caso se faça necessária uma intervenção cirúrgica.
-Conversar com o paciente, explicar sua situação de saúde e indicar a ele mudanças necessárias para a promoção do bem-estar como uma DIETA mais rigorosa, a realização de exercícios físicos, exames periódicos, etc.
-Conversar com a o paciente que será operado, se for o caso, e com sua família explicando a intervenção cirúrgica, a razão de sua necessidade e as conseqüências e cuidados que devem ser tomados.
-Em alguns casos, encaminhar o paciente ao departamento responsável pelos transplantes de órgãos.


Roberto Kalil Filho: médico cardiologista,
 professor na FMUSP, diretor clínico do Instituto do Coração, 
fundador do Centro de Cardiologia do Hospital Sírio-Libanês 
e padrinho da instituição APAE desde 2011.

Fonte:Brasil Profissões.

Nenhum comentário:

Postar um comentário