terça-feira, 14 de maio de 2013

Dez dicas para Micro e Pequenos Empreendedores


Então está  pensando em começar a abrir seu negócio? Não sanou aquelas dúvidas que não permitem dar o primeiro passo?
Aqui segue 10 dicas simples que vai lhe ajudar a ar o primeiro passo sem medo





1 – Quem vai administrar? O sócio vai trabalhar? Tem outro rendimento? Precisa de um resultado imediato para sustentar sua família?
É importante ficar definido quem vai ser o "cabeça" do negócio, quantas pessoas estarão dispostas ao trabalho, se o dono tem outra renda ou vai depender exclusivamente da nova empresa, se precisa do retorno rápido para o sustento.

2 – Ter um bom contador, que apresente uma planilha com a demonstração financeira e o fluxo de caixa para saber qual o fôlego mínimo do negócio.

 O contador pode dizer o tempo e o planejamento para o futuro da empresa. Ele também pode prever em quanto tempo o investidor pode ter retorno financeiro.

3 – O nome do negócio/da empresa
O nome traduz o significado da empresa. Por isso, deve ser escolhido com cuidado, para que as pessoas o associem facilmente ao que será negociado.

4 – O ponto certo
Isso é muito importante. Deve ser feita uma pesquisa, para verificar se o local está apto a receber este tipo de microempresa, se tem concorrência na área (se for o caso) e se a vizinhança faz parte do público alvo a ser atendido.

5 – Saber se o local é autorizado pela prefeitura
É de extrema importância verificar as possibilidades para não se perder tempo, nem dinheiro.

6 – Documentação
 Muitas empresas acabam fechando depois da inauguração pela falta de documentos, como o Alvará, por exemplo.

7 – A contratação de uma assessoria de imprensa (divulgação antes do início da atividade é fundamental)
 Uma Assessoria de Imprensa verá a melhor forma de divulgar o negócio, montando uma estratégia de acordo com o público alvo do produto.

8 – A contratação de sua equipe de trabalho 
A equipe deve ser escolhida com muita calma e cautela. Bons profissionais podem fazer uma empresa deslanchar em pouco tempo.

9 – O treinamento da equipe
 Cada pessoa deve ficar ciente de sua função na empresa e saber que deverá exercê-la com prazer e boa vontade. O cliente sempre deve ficar satisfeito com o resultado final.

10 – O sucesso das vendas/serviços e a manutenção de seus clientes, a distribuição de resultados entre seus funcionários, gerando maior satisfação de todos
 O sucesso depende de cada passo dado acima. Com cuidado, atenção e trabalho, a empresa tem tudo para triunfar e se tornar referência no mercado. 

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