quarta-feira, 10 de setembro de 2014

5 Tendências para o Marketing Digital em 2014




Analisar as tendências nos ajuda a ajustar o foco e concentrar os investimentos nas áreas que podem trazer mais resultados. Estas são algumas das tendências que estão no centro das discussões de Marketing Digital em 2014. 

Marketing de Conteúdo


Marketing de conteúdo não é exatamente uma nova tendência, apenas mais um destes termos de marketing que entraram na moda ultimamente.

Porém a estratégia de criar conteúdo de qualidade em diversos formatos incluindo texto e vídeo e criar uma experiência positiva para o seu cliente vem ganhando mais importância neste último ano.

Com as últimas mudanças no algoritmo do Google, principalmente esta última conhecida como Hummingbird o conteúdo de qualidade e bem elaborado é essencial para atrair usuários do site de busca.

Poucas empresas utilizam vídeo eficientemente, mas vídeos inteligentes e com produções de alto nível tendem a atrair uma grande audiência.  Vejam o sucesso do grupo Porta dos Fundos que hoje tem mais de 6 milhões de pessoas cadastradas em seu canal no Youtube.

O conteúdo é essencial também para o sucesso do Marketing nas mídias sociais. Se você quer um alto nível de engajamento o conteúdo que você cria e compartilha deve ser de primeira.

Mobile Marketing


Desde o lançamento do iPhone e a adoção de SMARTPHONES com telas de alta definição e acesso à internet o Mobile Marketing vem se tornando uma realidade.

Os números são impressionantes, segundo o IBOPE 52 milhões de pessoas tem acesso a Internet pelo celular no Brasil. De acordo com o Facebook seus usuários passam mais tempo acessando a rede social pelo celular do que pelo desktop.

Portanto garantir que seu website tem uma excelente usabilidade em computadores, TABLETS e celulares é fundamental.

Talvez o conteúdo ou parte das funcionalidades do seu site podem ser mais bem exploradas em um aplicativo para TABLET ou celular. Então pense em Apps úteis para seus clientes.

A propaganda no Celular vai apresentar alguns desafios. Empresas como o Yahoo já indicam que a migração dos usuários para o celular tem gerado um impacto negativo na receita.



Maturidade nas Mídias Sociais


Muitas empresas correram para as redes sociais com o objetivo de não perder a oportunidade e estabeleceram sua presença nas redes sem um planejamento cuidadoso.

Trabalhei em empresas que tinham mais de 30 páginas no Facebook e 10 contas no Twitter, administradas por áreas diferentes e sem interação.

A tendência para 2014 é a reavaliação do objetivo para a utilização de cada mídia e a medição do retorno do investimento em detalhe.

Para algumas marcas pode ser mais importante estar no Facebook e Twitter do que no Pinterest, por exemplo. Ou simplesmente utilizar o Twitter para atendimento.


Propaganda no Facebook


Desde o seu IPO o Facebook começou a investir agressivamente em sua plataforma de propaganda.

O site, por exemplo, reduziu a exposição dos posts para apenas uma porcentagem dos seguidores de uma Fanpage forçando quem quiser atingir toda a sua audiência investir em propaganda.

As opções de propaganda no site aumentaram e recentemente o DoubleClick do Google vai oferecer espaço no Facebook, mostrando a força do site.

Principalmente para as empresas que tem como mercado alvo o consumidor final o Facebook é uma excelente OPORTUNIDADE DE INVESTIMENTO já que o custo por click ainda está muito baixo.

Além disso, a capacidade de segmentação do Facebook é incrível.


Retargeting


Se você acabou de visitar um site e viu uma propaganda dele em outro site, não aconteceu por acaso. Retargeting é uma estratégia hoje disponível em diversas plataformas de propaganda online como o Google AdWords.

A eficácia desta técnica é alta, pois você tem a possibilidade de trazer de volta ao seu site um usuário que já teve exposição ao seu produto, aumentando a probabilidade de conversão.

Como é uma funcionalidade recente e que vem crescendo ainda não atingiu seu ponto de maturidade.  A tendência é o aumento da sofisticação das plataformas e da inteligência sobre o que funciona ou não em Retargeting.


Fonte: Texto de MARCELO PERLINGEIRO em implantandomarketing.com


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