sexta-feira, 20 de maio de 2011

O pós-venda

Vemos todos os dias empresas grandes, digo, empresas  enormes preocupadas em conseguir novos clientes, uma busca infinita disputando um a um. Como uma verdadeira caçada ao tesouro perdido. Várias promoções bônus, desconto. Fazem de  tudo para ganhar a preferência do consumidor. O que poucas empresas fazem é um bom relacionamento com o seu cliente e isso  leva a perda do cliente ou serviço   para a concorrência.
Uma determinada empresa de telefonia lhe fornece o mais moderno modelo de celular, após isso se der algum problema, coitado do consumidor, tem que procurar a assistência técnica, filas, esperas que parecem intermináveis. Enquanto outros como, por exemplo, um Resort no Rio de Janeiro, após a saída de seus hóspedes, ligam para agradecer a vinda, e relatam através de uma ficha, suas sugestões de melhorias até estrutural, para que quando  o hospede volte, seja surpreendido com um presente e um cartão agradecendo pela sugestão.
Nota-se que as empresas que valorizam o relacionamento, sejam pequenas, médias ou grandes, possuem muito mais sucesso e uma vida promissora.  Entretanto não se pode esquecer que um cliente insatisfeito contamina uma quantidade enorme de outros, mas se a resposta ou a justificativa é dada pela empresa e comunicada a todos, os efeitos dos problemas serão reduzidos a quase zero.
 Então, não importa o tamanho da sua empresa, se preocupe sempre com seu cliente, ele é a porta de entrada e pode ser também de saída da imagem da empresa.

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