quarta-feira, 3 de julho de 2013

Franquia

É uma opção para a comercialização de produtos e serviços, um sistema em que o franqueador oferece ao interessado o uso da marca, com distribuição de produtos e serviços. .A compra de uma franquia normalmente necessita de um investimento inicial alto. É um método mais seguro e eficaz para as pessoas que desejam investir em um negócio que já esteja com posição no mercado, baixo investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem quer ser dono de seu próprio negócio. 

As franquias envolvem:
- marca
- tecnologia
- consultoria
- produtos ou serviços

Antes de escolher uma franquia, é preciso que o empreendedor tenha uma visão geral de todos o negócio, para decidir entras decisões mais corretas, evitando futuros problemas.



O Franqueador é quem compra a  marca, quem idealiza o negócio,  pessoa física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será o dono porem terá que esta de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados pela franquia
A finalidade da franquia esta na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito.

Vantagens do aderir uma Franquia: Direto do uso de uma marca já conhecida, produto ou serviço chegam com aceitação imediata, pois já foram testados,padronizados e infiltrados no meio. Já é esta adaptado com a operação completa e manuais detalhados. Terá um suporte e apoio na produção. Algo que conta como um grande diferencial é a acessória na escolha do ponto comercial.


Desvantagens o aderia a Franquia: Tem pouca flexibilidade, a autonomia é parcial sobre o negócio, precisa pagar uma taxa, e a escolha do ponto comercial precisa ser. Risco de falha no sistema, pois  poderá ocorrer descumprimento de algumas cláusulas como atrasado na entrega de produtos e equipamentos entre outras coisas e localização forçada. Sua criatividade também fica limitada.


 O que são Royalties: Cada marca franqueada estipula o percentual tanto para o royalty como para o fundo de marketing. Para ter uma idéia em valores, um exemplo
Um determinado franqueado tem um faturamento de R$ 70 mil por mês. Por ter aceitado no contrato de franquia uma taxa mensal de 4% a título de Royalty e 4% de Fundo de Marketing, ambos incidentes sobre o faturamento bruto mensal,  ele deve pagar à franqueadora um total de R$ 5.600.
Se esse mesmo franqueado tiver despesas operacionais, incluindo desde aluguel e compra de mercadorias até folha de pagamento e impostos , no valor de R$ 56.700,  o lucro liquido desse franqueado será de R$ 7.700 , equivalente a 11% do faturamento bruto.
Os royalties são como um investimento que os franqueados fazem coletivamente para sustentar a operação da empresa franqueadora, visando a constante melhoria dos padrões, serviços e produtos da rede.
O Fundo de Marketing é usado para custear o posicionamento da marca junto aos diversos públicos envolvidos: franqueados e demais investidores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor e formadores de opinião.
É importante ressaltar que, em alguns casos, a franqueadora administra esse Fundo de Marketing de forma compartilhada com os franqueados, que se reúnem em associações para discutir interesses comuns e se aproximar do centro de decisões.
Esta integração entre franqueadora e franqueado permite o fortalecimento da parceria entre ambos, propiciando comprometimento, ética e respeito à marca.


Aqui segue um link pra que deseja conhecer o ramo franquias de baixo investimento até os mais altos.







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