É uma opção para a
comercialização de produtos e serviços, um sistema em que o franqueador
oferece ao interessado o uso da marca, com distribuição de produtos e serviços. .A
compra de uma franquia normalmente necessita de um investimento inicial
alto. É um método mais seguro e eficaz para as pessoas que desejam
investir em um negócio que já esteja com posição no mercado, baixo
investimento, representando, por outro lado, uma grande oportunidade para quem
quer ser dono de seu próprio negócio.
As franquias envolvem:
- marca
- tecnologia
- consultoria
- produtos ou serviços
- tecnologia
- consultoria
- produtos ou serviços
Antes de escolher uma franquia, é preciso que o empreendedor tenha uma visão geral de todos o negócio, para decidir entras decisões mais corretas, evitando futuros problemas.
O Franqueador é quem compra a marca, quem idealiza o negócio, pessoa
física ou jurídica, que adere à rede de franquia. No sistema de Franchising. O
Franqueado investe recursos em seu próprio negócio, o qual será o dono porem
terá que esta de acordo com todos os padrões estabelecidos e supervisionados
pela franquia
A finalidade da franquia esta na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito.
A finalidade da franquia esta na parceria. Por isso, o sistema tem alcançado elevados índices de êxito.
Vantagens do aderir uma Franquia: Direto do uso de uma marca já conhecida, produto ou serviço chegam com
aceitação imediata, pois já foram testados,padronizados e infiltrados no meio.
Já é esta adaptado com a operação completa e manuais detalhados. Terá um
suporte e apoio na produção. Algo que conta como um grande diferencial é a acessória
na escolha do ponto comercial.
Desvantagens o aderia a Franquia: Tem pouca flexibilidade, a autonomia
é parcial sobre o negócio, precisa pagar uma taxa, e a escolha do ponto comercial
precisa ser. Risco de falha no sistema, pois poderá ocorrer descumprimento
de algumas cláusulas como atrasado na entrega de produtos e equipamentos entre
outras coisas e localização forçada. Sua criatividade também fica limitada.
O que são Royalties: Cada
marca franqueada estipula o percentual tanto para o royalty como para o fundo
de marketing. Para ter uma idéia em valores, um exemplo
Um determinado franqueado tem um faturamento de R$ 70 mil por
mês. Por ter aceitado no contrato de franquia uma taxa mensal de 4% a título de
Royalty e 4% de Fundo de Marketing, ambos incidentes sobre o faturamento bruto
mensal, ele deve pagar à franqueadora um total de R$ 5.600.
Se esse mesmo franqueado tiver despesas operacionais,
incluindo desde aluguel e compra de mercadorias até folha de pagamento e
impostos , no valor de R$ 56.700, o lucro liquido
desse franqueado será de R$ 7.700 , equivalente a 11% do faturamento bruto.
Os royalties são como um investimento que os franqueados
fazem coletivamente para sustentar a operação da empresa franqueadora, visando
a constante melhoria dos padrões, serviços e produtos da rede.
O Fundo de Marketing é usado para custear o posicionamento da
marca junto aos diversos públicos envolvidos: franqueados e demais
investidores, consumidores, órgãos de defesa do consumidor e formadores de
opinião.
É importante ressaltar que, em alguns casos, a franqueadora
administra esse Fundo de Marketing de forma compartilhada com os franqueados,
que se reúnem em associações para discutir interesses comuns e se aproximar do
centro de decisões.
Esta integração entre franqueadora e franqueado permite o
fortalecimento da parceria entre ambos, propiciando comprometimento, ética e
respeito à marca.
Aqui segue um link
pra que deseja conhecer o ramo franquias de baixo investimento até os mais altos.
´
Nenhum comentário:
Postar um comentário